21 outubro 2006

Palavra inicial - liberdade em Cristo

Gosto muito deste tema por motivos pessoais. Como fui criado, simultaneamente, em seguimentos religiosos antagônicos - catolicismo, protestantismo e espiritismo - e levados a todos eles contra a minha vontade até os 15 anos de idade - encontrei nas palavras de Jesus Cristo - JC - salvação, liberdade e abrigo da escravidão da religião, dos preconceitos e das filosofias humanas. Mesmo depois de fazer uma opção pessoal e consciente de seguir a JC, ainda como adolescente mas sem interferências da família como existia na minha infancia, passei a frenquentar as denominações disponiveis na minha pequena cidade - presbiteriana, adventista e assembléia de Deus.
Quando JC diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"- Jo8:36 - isso significa que o homem passará a viver no mesmo estado em que Ele vivia. Não é mais escravo da religião, dos preconceitos, dos vicios, do pecado, das baixarias da vida humana, da doença e, em fim, das variadas cadeias e agruras que prendem a maioria dos ser humano. Nada e ninguem poderá escravisar um seguidor de Cristo. O apostolo Paulo, que dizia Cristo vive em mim, cantava quado estava em prisões, consolava outros seguidores de JC quando ele estava sendo perseguido, apedrejado e oprimido pelos algozes. Foi ele que disse: aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
O cristianismo religioso que nos rodeia tem nos ensinado a viver mais uma vida reprimida - não pode isso, não pode aquilo - do que uma vida de homens e mulheres livres. É raro ouvirmos alguém mencionar o texto bíblico "tudo me é licito mas nem tudo me convem" por estarem debaixo de jugos dogmáticos e de cegueira religiosa. Pessoas que se tornaram membros de igrejas ou escravos das filosofias de vidas medíocres encontrados em toda história da humanidade. Religiosos e céticos vivem debaixo do mesmo teto - a escravidão. A solução para os que viviam no primeiro século da hera cristã ainda é a mesma para o homem do século XXI - "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."
Vamos continuar abordando este tema e desenvolvendo este assunto nos seus variados ângulos da vida e do ensino bíblico. Que Deus nos dirija e nos esclareça com seu Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário